DIAMANTINO VIZEU: 100 anos do nosso 1º Matador de Toiros

"Nasci em Lisboa, na muito celestial Rua de Damasceno Monteiro, metade pertencente à Graça e a outra metade ao bairro dos Anjos. E para entrar neste mundo não aguardei pelo recato da noite; talvez marcado por algum sentido do espectáculo preferi a luz de todos, numa esplêndida tarde de céu muito amplo e anilado. (...) Estava-se em fins de Julho do ano de 1923!" 

in Histórias Vividas. de Diamantino Viseu. editor: T V Guia, 1ª edição de 1994




Cumprem-se hoje, 21 de julho, 100 anos do nascimento daquele que foi o primeiro Matador de Toiros Português, o maestro Diamantino Vizeu.

Além de ter sido o pioneiro em Portugal a lograr a alternativa de matador, Diamantino Vizeu teve uma forte ligação em todo o seu percurso com o Grupo Tauromáquico “Sector 1”. A colectividade  foi uma grande impulsionadora da carreira do toureiro luso, chegando a escrever uma carta em 1946 a solicitar a inclusão, do então novilheiro, para que debutasse com picadores na Real Maestranza de Caballería de Sevilla, durante a Feira de Abril, o que veio a concretizar-se, motivando uma ida maciça de aficionados portugueses para ver o novilheiro português. Anos mais tarde, Diamantino Vizeu integrou os órgãos sociais do Grupo, chegando a presidir a mesa da Assembleia Geral.

O seu compromisso para com a Tauromaquia e para com os toureiros, levou-o também a criar em 1951 o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, que ainda hoje continua a proteger os toureiros na sua reforma, a educação dos seus filhos e das viúvas, para além de toda a assistência em acidente aos toureiros no activo. A sua obra artística e humana, que os toureiros ainda hoje reconhecem, continua a ser um exemplo e uma fonte de inspiração para o mundo da tauromaquia, que perdurará por gerações.

Pelo que, pela importância da efeméride, do Toureiro e do Homem, entendeu o Sector 1, a Associação Nacional dos Toureiros e o Fundo de Assistência, organizar iniciativas conjuntas que serão divulgadas em breve, e as quais honrarão a memória e a grandeza daquele que… não foi um Homem qualquer!




Mensagens populares